Banner Feira Maker + Competição entre polos

A tradução de maker ao pé da letra é “Criador” e sustentado pela cultura do: “faça você mesmo” (do it yourself em inglês) surge na educação com uma proposta de fazer com que pessoas comuns criem, desenvolvam, consertem e modifiquem projetos com suas próprias mãos.

Com a ideia imersiva onde a teoria é colocada em prática, a Cultura Maker faz com que estudantes possam levar consigo experiências devidamente testadas por seus próprios méritos. Tendo oportunidade de trabalhar com ferramentas, matérias primas, tecnologia e conceitos de mecânica, robótica e computação.

A experiência da experimentação torna realidade tudo aquilo que no papel é visto de forma complexa e até mesmo impraticável. Aplicação prática de teorias reforçam o aprendizado e os preparam melhor até mesmo na hora de conquistar sua primeira posição no mercado.

Dentre os desafios da Educação, podemos destacar a ideia de criar cidadãos que vivam em harmonia na sociedade, vençam seus desafios individuais e cresçam conforme o esperado.

Ainda ontem, falava-se muito em Educação 4.0 que reflete a inundação da tecnologia no aprendizado e como é importante utilizar métodos para alcançar resultados aliando pedagogicamente ferramentas tecnológicas.

O desafio ganha proporções diferenciadas à medida que o tempo passa e as necessidades evoluem, e o individualismo se torna passado enquanto as preocupações com o coletivo se evidenciam com o crescimento da sociedade. Uso de tecnologias agora devem ser sustentáveis, saudáveis e trazer benefícios à sociedade. Portanto, novos modelos de ensino devem compor a Educação.

A Sala Maker converge essas características e propicia um novo modelo de ensino, que abrange criatividade, sustentabilidade e tecnologia voltada para soluções para a comunidade escolar.

O Programa Maker oferece três modalidades principais, garantindo que todos os estudantes tenham acesso à cultura da inovação tanto no contraturno quanto dentro da sala de aula regular.

  • 1. Cursos em Contraturno

As turmas Kids 1, Kids 2, Junior e Teen acontecem no contraturno, com programação anual e conteúdos atualizados todos os anos. As aulas são pensadas para cada ciclo, com foco em:

  • Atividades práticas e mão na massa;
  • Desenvolvimento da criatividade e autonomia;
  • Projetos inéditos a cada ano letivo;
  • Temas variados alinhados às competências do século XXI.
Kids 1

Para estudantes do 2º e 3º ano.

O foco está na descoberta, experimentação, coordenação motora e primeiro contato com ferramentas e materiais simples.

Kids 2

Para estudantes do 4º e 5º ano.

Eles ampliam sua autonomia, aprendem a planejar pequenas construções, exploram conceitos iniciais de programação, prototipagem e resolução criativa de problemas.

Junior

Para iniciantes do 6º ao 9º ano.

Eles desenvolvem projetos mais complexos, utilizando ferramentas tecnológicas, circuitos, robótica e materiais de engenharia simples.

Teen

Para alunos que já concluíram o nível Junior.

Eles evoluem para desafios de maior profundidade: criação de protótipos funcionais, projetos integrados, automação, design digital e soluções reais para problemas da comunidade escolar.

  • 2. Projeto Integrador

Modalidade que acontece no período regular, em parceria direta com os professores das disciplinas da grade curricular.

O objetivo é transformar conteúdos escolares em atividades maker:

  • Aulas divertidas, concretas e significativas;
  • Uso de materiais e ferramentas para tornar o conteúdo palpável;
  • Participação ativa dos professores da turma;
  • Integração entre teoria e prática.
  • 3. Treinamento para a OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica)

Modalidade voltada para alunos interessados em aprofundar conhecimentos em robótica educacional e participarem da Olimpíada Brasileira de Robótica.

Aqui, os estudantes recebem:

  • Preparação técnica;
  • Desafios práticos;
  • Construção e programação de robôs;
  • Estratégia e resolução de problemas;
  • Participação em equipes representando a escola.
ALCINO FRANCISCO DE SOUZA - PROF.
ALEXANDRINO DA SILVEIRA BUENO - PROF.
AMADOR AGUIAR
ANNA IRENE M. FREITAS.
ARMANDO CAVAZZA
BENEDITO ADHERBAL FARBO
Carlos Osmarinho de Lima
DEIRÓ FELICIO DE ANDRADE - REV
DORIVAL FARIA
EIZABURO NOMURA - PROF
ELIZABETH PARMINONDI ROMERO - PROFª
ELVIRA LEFÈVRE SALLES NEMER - PROFª
ENEIAS RAIMUNDO DA SILVA - PROF
ESTEVAN PLACÊNCIO
Ezio Berzaghi
FIORAVANTE BARLETTA
GILBERTO FLORÊNCIO - PROF.
IVANI MARIA PAES - PROF.
JOÃO DE ALMEIDA LEMOS
JORGE AUGUSTO DE CAMARGO - PROF.
JOSÉ DOMINGOS DA SILVEIRA - PROF.
JOSÉ LEANDRO DE BARROS PIMENTEL
LEVY GONÇALVES DE OLIVEIRA
LUIZ DE OLIVEIRA ANDRADE - PE
MARLENE PEREIRA SANTIAGO - PROFª
NALY BENEDICTA B. C. MANCINI - PROFª
Nestor de Camargo - Prof
ONOFRA DA SILVA
OSVALDO BATISTA PEREIRA
POLO DE TREINAMENTO – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
RAPOSO TAVARES
Renato Rosa
ROBERTO LUIZ DE ARAÚJO BRANDÃO
SIDNEY SANTUCCI - PROF
SUZETE DA COSTA E SILVA MARIANO
TARO MIZUTORI - PROF.
YOJIRO TAKAOKA - ENG.
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