Os alunos das turmas das segundas fases da Emei Lucinéia de Oliveira, localizada no bairro Vila Ceres, participaram do encerramento do projeto “Pequenos Cientistas Curiosos” com atividades muito criativas e diferenciadas.
Ao longo da semana passada, a escola reuniu as equipes denominadas como “Turma da Amizade”, “Arco-íris”, “Coelho” e "Turma da pipoca" para participarem de rodas de conversas para os preparativos do evento. Elas também coletaram materiais e gravetos no quintal da escola para acender a fogueira.
O evento recebeu a denominação de “Acampa Lucinéia” e foi uma experiência de riquezas sensoriais, fundamental para construção de conhecimento explorando a realidade: o calor do fogo, saboreando milho cozido na fogueira, chocolate quente, narrativas de leitura nas barracas, músicas da cultura popular brasileira e muita festa.
De acordo com a diretora Jaqueline Souza, o projeto “Pequenos Cientistas Curiosos” tem a finalidade de ampliar conhecimentos científicos, investigar, formular e registrar hipóteses sobre esses elementos. Para tanto, foi realizada a construção de terrários, estudos dos tipos de solo, bolo de água e experiências com fogo para comprovação da existência do ar, e, por fim um acampamento tendo como base os elementos naturais (terra, água, fogo e ar) fundamentais para sobrevivência neste contexto.
“Ver a as crianças aprendendo em contextos tão ricos e potentes e a capacidade que elas têm de se maravilhar, de construir conhecimento em processos relacionais ativos e originais é muito gratificante”, declarou a diretora.
GALERIA