Os alunos dos 5ºs anos da Emeief José Emídio Aguiar, participaram na manhã de terça-feira (dia 10) de um treinamento sobre massagem cardíaca.
Eles foram orientados pela equipe do 18º Grupamento de Bombeiros, que orientaram sobre a técnicas utilizadas para reanimar vítimas de parada cardíaca, um diferencial para salvar a vida de quem precisa de socorro enquanto aguarda ajuda médica. “Esse procedimento pode salvar vidas e deve ser aplicado por qualquer pessoa, mas nem por isso deve ser feito de qualquer maneira” orientou o educador do Corpo de Bombeiros, cabo Abel Coelho.
A Ação aconteceu na Praça da Vila Porto. Na segunda-feira (dia 9) a equipe do Corpo de Bombeiros esteve na escola para orientar os alunos sobre como confeccionarem os bonecos para a aplicação do treinamento.
Os estudantes estavam animados e foram muito participativos. “Consegui aprender todos os procedimentos. Vou passar para os meu pais e para os meus irmãos”, comentou o aluno Bruno Miranda.
Doenças cardiovasculares
Estudos apontam que, a cada um minuto e meio, uma pessoa morre por doença cardiovascular e, a cada ano, cerca de 400 mil pessoas morrem de infarto no Brasil. As chances de sobrevivência são quatro vezes maiores quando alguém apto reconhece os sintomas, pede socorro ao serviço adequado. Daí a importância dos treinamentos sobre massagens cardíacas.
GALERIA