Home / Notícias Recentes / Barueri celebra o Dia do Bibliotecário com a inauguração de uma biblioteca na EMEF Eizaburo Nomura
Espaço revitalizado oferece amplo acervo literário e será destinado ao incentivo à leitura e ao aprendizado dos alunos
Na tarde desta quarta-feira, 12 de março, data que marca a celebração nacional do Dia do Bibliotecário, a Secretaria de Educação de Barueri, em parceria com a EMEF Eizaburo Nomura, inaugurou a nova biblioteca da escola, um espaço renovado para promover o incentivo à leitura e ao desenvolvimento educacional dos estudantes. O evento contou com a presença de autoridades, entre elas o diretor da escola, André Lima, o agente de patrimônio e autor dos livros "Autoconfiança" e "Amor Além da Vida", Edson Roque Fermino, além de professores e a classe estudantil, representada pela aluna Stephanye Alves da Silva.
Revitalização e modernização
O novo espaço, projetado para comportar até 30 (trinta) pessoas sentadas, foi cuidadosamente planejado para atender às necessidades pedagógicas da escola, sendo ideal para o conforto e a interação dos alunos. O ambiente conta com uma vasta variedade de literatura, abrangendo diversos gêneros e estilos de leitura, o que permitirá o aprofundamento no universo literário e a ampliação de experiências de aprendizado.
A inauguração da biblioteca marca a revitalização de um espaço que, até então, estava subutilizado. Com um novo propósito, agora ela se torna um verdadeiro centro de pesquisa e aprendizagem, oferecendo um espaço propício para o contato com o livro físico e o desenvolvimento da escrita e da leitura.
O diretor André Lima compartilhou sua emoção e o significado dessa conquista: "esse momento é muito significativo para mim como gestor, como diretor aqui da EMEF Eizaburo Nomura, mas representa primeiro um marco para a vida da própria escola. Esse espaço já existe há algum tempo, mas estava sendo subutilizado. Agora, estamos revitalizando e dando um verdadeiro sentido a ele, com foco na leitura, pesquisa e intencionalidades didático-pedagógicas”.
“Os alunos poderão agora aproveitar esse ambiente para ter contato com a literatura, com os livros físicos e se aprofundar nesse universo tão rico das letras e da escrita. Para mim, é muito significativo fazer parte dessa contribuição. Estou muito feliz e orgulhoso de poder entregar esse espaço para eles", completou.
O escritor e servidor público Edson Roque Fermino também se disse emocionado com o convite para participar da inauguração: "eu fico muito feliz de ter sido convidado pelo amigo, o diretor André Lima. É muito gratificante, na verdade. Só de saber que essa sala ficou tantos anos sem ser utilizada e agora será um espaço ativo para as crianças, a sensação é a melhor possível. É gratificante demais ver essa transformação”.
Um espaço para o futuro dos estudantes
Com a entrega desse novo ambiente, a EMEF Eizaburo Nomura proporciona aos seus alunos a oportunidade de explorar novos conhecimentos e enriquecer suas experiências acadêmicas por meio da leitura. A partir de amanhã, a biblioteca estará disponível para uso, promovendo um local de aprendizado contínuo e estimulando o gosto pela literatura.
Texto: Beatriz Regiani
Imagem: Maurício Mouscofsque dos Santos