Com apoio da plataforma Google for Education, 197 alunos de 48 escolas participarão da formação que os prepara para os desafios do futuro digital
A Secretaria de Educação de Barueri, em parceria com a Colaborativa e o Google for Education Partner, deu início, nesta quarta-feira (02), ao Programa Aluno Tutor 2025, em sua 5ª (quinta) edição. A cerimônia de abertura contou com a participação dos especialistas da Colaborativa, Neto Dutra, diretor pedagógico, e Maria Paula, analista pedagógica, que conduziram o evento salientando o impacto que a formação trará aos alunos no desenvolvimento de habilidades tecnológicas essenciais para o futuro.
O Programa Aluno Tutor 2025 selecionou 197 (cento e noventa e sete) alunos de 48 (quarenta e oito) escolas de Barueri, que serão formados no uso das ferramentas Google for Education, promovendo o aprendizado prático e colaborativo em tecnologia. Os alunos terão a oportunidade de participar de treinamentos no contraturno escolar, com a finalidade de aplicar as tecnologias na solução de problemas cotidianos e desenvolver domínios essenciais para o mercado de trabalho digital.
Durante o evento, foram abordados temas essenciais, como as gerações Y, Z e Alpha, suas características e desafios, a evolução tecnológica, a internet das coisas e o impacto do Google nas transformações digitais. O intuito é preparar os alunos para entender as mudanças constantes e como elas afetam a sociedade de maneira geral.
Na solenidade de lançamento, Kauan Molina Marques, aluno da edição anterior, compartilhou sua experiência e destacou a importância da formação. “O projeto é muito interessante, tanto pelo lado educacional quanto pelo lado social. Eu aprendi sobre o respeito, as ferramentas do Google e como ajudar outras pessoas. Acho tudo isso muito importante”, afirmou Kauan.
A cerimônia também contou com a distribuição de brindes, como kits com squeeze da plataforma Google for Education, lápis infinito da Colaborativa, canetas marca-texto, borrachas, apontadores e garrafas térmicas, além de doces para todos os presentes, promovendo um ambiente de interação e entusiasmo.
Reconhecimento
Os melhores alunos desta edição terão a chance de participar de um encontro nacional na sede do Google, em São Paulo. Com isso, a missão do programa é proporcionar aos jovens uma imersão nas mudanças tecnológicas e gerar uma reflexão sobre como elas impactam o cotidiano e a sociedade.
Benefícios para alunos e escolas
Ao concluírem o curso, eles receberão certificado de 57 (cinquenta e sete) horas, pin oficial e itens exclusivos da loja do Lúdicos. Além disso, haverá premiação para os alunos com maior engajamento, com troféus e certificados adicionais. A escola mais engajada também será reconhecida, recebendo troféu e certificado adicional.
Sobre o Programa Aluno Tutor
O Programa Aluno Tutor já atendeu quase 1.000 (mil) estudantes baruerienses ao longo das suas 5 (cinco) edições, impactando diretamente a formação de jovens com foco em tecnologia, inovação e cidadania digital. O objetivo do programa é criar uma rede de escolas e alunos mais engajados no aprendizado contínuo, enfatizando o uso de ferramentas digitais.
Etapas finais e conclusão do programa
Para concluir o programa, os alunos precisam:
• Terminar o curso no Lúdicos;
• Apresentar um portfólio de conclusão;
• Adotar um profissional da escola.
Texto: Beatriz Regiani
Imagem: Maurício Mouscofsque dos Santos