Brigadistas da rede municipal de ensino recebem capacitação para combater a proliferação do Aedes aegypti

Brigadistas da rede municipal de ensino recebem capacitação para combater a proliferação do Aedes aegypti

Evento orientou brigadistas sobre práticas de prevenção e combate à dengue nas escolas municipais

O Departamento Técnico de Controle de Zoonoses e a Divisão de Controle de Vetores realizaram, nesta terça-feira (11), uma capacitação para brigadistas de toda a rede municipal de ensino. O objetivo foi prepará-los para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, doenças que representam grande risco à saúde pública. A capacitação ocorreu no auditório da Secretaria de Educação e reuniu profissionais que atuarão diretamente na prevenção e combate à proliferação do mosquito nas unidades escolares da cidade.

Durante o evento, foram apresentadas informações detalhadas sobre o ciclo de vida do Aedes aegypti e as melhores práticas para eliminar seus criadouros. Brigadistas receberam treinamento sobre a identificação de áreas de risco e ações preventivas que devem ser adotadas não apenas nas escolas, mas também nos demais ambientes de trabalho e em suas residências. A capacitação abordou temas como a importância de vistoriar e eliminar recipientes com água parada, além de alertar para os mitos e verdades acerca do mosquito.

Objetivos da Brigada

• Vistorias e eliminação de criadouros: realização de inspeções semanais para identificar e eliminar focos do mosquito;
• Identificação de áreas de risco: reconhecer locais propensos à proliferação do Aedes aegypti, como obras, falhas nas edificações, acúmulo de material com água parada e recipientes inadequados;
• Atuação preventiva: orientação sobre a importância de descartar materiais que possam acumular água e informar sobre as adequações necessárias para prevenir focos do mosquito;
• Divulgação de medidas educativas: compartilhar informações sobre prevenção e cuidados com o ambiente de trabalho e doméstico;
• Articulação com a comunidade: trabalhar de forma integrada com a gestão escolar e funcionários para eliminar focos do Aedes aegypti e prevenir a dengue.

Tarefas da Brigada

• Divulgação e educação: orientar os colegas sobre os cuidados necessários para manter o ambiente livre de arboviroses por meio de medidas simples e eficazes.

Durante a capacitação, os brigadistas também aprenderam sobre o ciclo de vida do mosquito, suas fases de desenvolvimento e como ele transmite doenças como a dengue. Além disso, foi discutido o que fazer em casos de suspeita de contaminação e a importância de procurar atendimento médico. Foram detalhados os grupos de risco e as estratégias de combate à dengue, que envolvem eliminar criadouros e monitorar ambientes como bebedouros, vasos de plantas, ralos e caixas d’água.

Dicas práticas para combate ao Aedes aegypti

• Lavar bebedouros e escovar apoiadores de copos semanalmente;
• Eliminar pratos e pingadeiras de vasos de plantas ou utilizar pratos justinhos aos vasos com areia;
• Manter ralos externos e canaletas de drenagem limpos, lavando-os semanalmente;
• Verificar fossos de elevador para acúmulo de água e providenciar drenagem;
• Cobrir materiais e equipamentos com plástico esticado para evitar o acúmulo de água;
• Manter calhas e lajes limpas e com escoamento adequado.

Essa foi mais uma das diversas ações do município de Barueri para combater a proliferação do Aedes aegypti e prevenir a disseminação das arboviroses. A Secretaria de Educação reforça a importância da colaboração de todos, especialmente no ambiente escolar, para garantir um ambiente saudável e seguro para os estudantes e a comunidade escolar como um todo. A ação também contou com a participação dos gestores escolares, que se comprometeram a reforçar as orientações e garantir que as práticas de prevenção sejam seguidas em todas as unidades de ensino.

Texto: Beatriz Regiani
Imagem: Maurício Mouscofsque dos Santos

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.