Educação de Barueri realiza parceria para garantir aprendizagem e bem-estar de crianças autistas

Educação de Barueri realiza parceria para garantir aprendizagem e bem-estar de crianças autistas

A Secretaria de Educação de Barueri, em parceria com o Instituto Farol, realizou mais uma etapa de um projeto piloto, que visa garantir o bem-estar e desenvolvimento das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou autismo. A iniciativa está sendo implementada pelo departamento de Atendimento Educacional Especializado – AEE. 

Professores, gestores e pais de crianças autistas das maternais Maria Dolores Zendron, do Engenho Novo e Matilde Abreu, da Vila Barros, participaram de um curso sobre gestão comportamental e abordagens práticas por intermédio do modelo Denver de intervenção. 

Uma equipe de profissionais do Instituto Farol, referência no Brasil nesta área, esteve ministrando palestras, bem como oficinas práticas, para cerca de 50 profissionais e pais das duas maternais, que abrigam o programa piloto. 

De acordo com a secretária de Educação, Flávia Moreno, a implementação deste modelo, o mais avançado do mundo, no desenvolvimento de crianças autistas, nas escolas da rede de Barueri é um grande sonho, que começa a ser realizado. 

Segundo Edinizis Beluci fono supervisora do Instituto Farol, a ideia é das atividades é atualizar pais e profissionais e familiares de crianças com TEA, sobre os as melhores práticas internacionais em termos gestão de comportamentos inadequados e o passo a passo para implementar uma gestão de comportamentos eficaz. 

A proposta é que que os professores e terapeutas ocupacionais das crianças, consigam proporcionar uma oportunidade de aprendizagem a cada 10 segundos. Essa intensidade objetiva diminuir uma cascata de prejuízos e cessar os atrasos no desenvolvimento de competências como a cognição, linguagem, interação social, motricidade e outras. Um dos motivos da discrepância em relação à eficácia do modelo deve-se à intensidade e consistência.   

 

Sobre o Modelo Denver 

Visa a intervenção precoce, trata-se de um método criado nos EUA há algumas décadas e há pouco tempo no Brasil. O que preconiza esse modelo é o diagnóstico precoce e o rápido tratamento a fim de potencializar o desenvolvimento infantil, baseando-se sempre no que é natural. Os aspectos a serem trabalhados obedecem ao ciclo de desenvolvimento da criança no suporte à socialização e na minimização de sintomas como dificuldades de interação, problemas cognitivos da fala e da coordenação motora, além de muitos outros. 


O Instituto Farol é um centro de excelência e inovação em autismo, nasceu da união de pais de crianças com autismo e profissionais da área da intervenção precoce, cujo objetivo central é auxiliar o progresso científico e clínico referente ao tratamento do autismo infantil no Brasil. A equipe clínica é formada por fonoaudiólogos, pedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e educadores físicos. Além da base cientifica, nossa equipe é humanizada, trabalha com amor aos pequenos e pela causa autista. 


A proposta é empoderar as famílias, profissionais e crianças com conhecimento e prover atendimento de excelência no tratamento das dificuldades de desenvolvimento e suporte familiar, ampliando as condições e possibilidades para um crescimento individual e social pleno. 

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