A inauguração da Emeief Francisco Zacarioto, realizada no sábado, dia 16, foi bastante comemorada pelos moradores do Jardim Maria Helena e do novato bairro Vila do Conde, que veem o novo complexo educacional como mais uma importante unidade para atender à demanda de crescimento da região nos últimos anos.
Totalmente reconstruída e ampliada, com acesso principal pela rua Niterói, 35, a escola iniciou as atividades deste ano letivo com 1.189 alunos matriculados, sendo 328 da Educação Infantil e 861 estudantes do Ensino Fundamental.
O novo investimento foi elogiado por membros da comunidade como Eliene Queiroz, que reside na Vila do Conde. “Fico muito feliz. A escola ficou melhor e com ótima estrutura. Tem ensino com tecnologia e várias coisas boas para as crianças”, elogiou a mãe de três filhos: dois na Emeif Francisco Zacarioto e um na Emef Suzete da Costa e Silva Mariano. “A educação de Barueri é muito boa. Melhor para eles que poderão ir para os ITBs e fazer o que quiserem”, completou.
O evento teve apresentações dos alunos da Oficina de Circo da da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) da Prefeitura e das crianças da própria escola. Contou com a presença de autoridades municipais, familiares do homenageado e o público em geral.
Cinco pavimentos
O novo prédio da Emeief Francisco Zacarioto tem cinco pavimentos com 9.944,52 m² de área construída em terreno de 6.681,46 m². Conta com elevadores, miniquadra, playground, solário, vivência coberta e descoberta, 28 salas de aula, sala multiuso, sala de professores, secretaria, apoio e administração, sanitários, vestiários e rampas acessíveis, cantina, cozinha e refeitório; quadra poliesportiva, grêmio, espaço para educação física, solário, leitura, sala de recursos, auditório para 80 pessoas, laboratórios de química, biologia, física, matemática e informática.
A entrada para o estacionamento de funcionários, com 33 vagas cobertas, será pela rua Ipanema – nível com o segundo pavimento. A escola traz ainda estacionamento externo com oito vagas para visitantes.
Destaque no Estado e no Brasil
O prefeito Rubens Furlan destacou que investir em educação é uma das maiores prioridades do seu governo. “Toda obra de escola é importante. Temos as melhores construções e a melhor qualidade de ensino público do Estado de São Paulo e do nosso país. Muita gente vem para cá por causa do ensino o público que oferecemos para os alunos em Barueri. Fico orgulhoso porque o Brasil precisa dar oportunidade para as nossas crianças”.
Beto Piteri falou da importância da nova escola para a região e que a unidade é resultado do trabalho feito com respeito, carinho e amor, pensando no futuro de cada criança. “Fizemos um complexo educacional para atender a comunidade do Jardim Maria Helena e Vila do Conde. Estamos preocupados com o bem-estar de cada criança da nossa cidade. Trabalhamos para que os filhos das famílias desta região tenham uma educação de qualidade, através do ensino prestado aqui nesta escola. E com isso, fazer com que Barueri continue sendo a cidade do bem, que acolhe e que é abençoada por Deus”.
Família honrada
Filho do patrono da escola, Alexandre de Souza Zacarioto disse que a família se sente honrada pela escola ter o nome do seu pai cravado no complexo educacional que servirá a toda comunidade. “Meu pai merece essa homenagem. Foi funcionário público de Barueri e fez muito pela cidade, onde nascemos e acompanhamos o crescimento do bairro”, ressalta. Alexandre conta que sua mãe, Olga de Souza, também se aposentou como merendeira da então Emef Zacarioto e que dona Benedita Gonçalves, que criou Francisco Zacarioto, foi a primeira moradora do Maria Helena.
Escolas já entregues
Entre o final de janeiro e o começo de março deste ano, a Prefeitura de Barueri já havia entregado outras quatro novas escolas: a Emef Professor Jorge Augusto de Camargo, no Engenho Novo, as maternais do Parque Viana e do Jardim Regina Alice e a Emei Takechi Takau, na Vila São Silvestre.
GALERIA