Home / Notícias Recentes / Rede municipal de ensino tem reforço na capacitação em primeiros socorros
Programa para gestores escolares foi desenvolvido em conformidade com a Lei Lucas
Na manhã da última quinta-feira (20), ocorreu um importante encontro no auditório da Secretaria de Educação de Barueri promovido pela Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social, por meio da Defesa Civil, em parceria com o NoPSE (Departamento de Gestão de Risco de Desastres Seção de Educação). Gestores da rede municipal de ensino participaram do "Programa de Noções de Primeiros Socorros na Escola - Lei Lucas", reforçando o compromisso do município com a segurança e o bem-estar dos estudantes.
O evento foi direcionado a diretores das EMEFs, EMEIEFs, EMEIs, EMMEIs, maternais, organizações sociais, supervisores de ensino e equipes de suporte pedagógico. Durante a reunião, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e aprofundar conhecimentos sobre procedimentos de primeiros socorros, essenciais para agir com eficácia em situações de emergência no ambiente escolar.
A Secretaria de Educação de Barueri reiterou seu comprometimento com o cuidado aos estudantes, enfatizando a importância de cumprir rigorosamente a legislação vigente para oferecer o melhor atendimento possível. A iniciativa está alinhada à Lei nº 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas, que tornou obrigatória a capacitação em primeiros socorros para funcionários de instituições de ensino e similares.
A Lei Lucas foi instituída em homenagem a Lucas Begalli Zamora, uma criança de 10 anos que morreu engasgada após comer um cachorro-quente em Campinas, onde participava de uma excursão escolar. A perda irreparável ganhou repercussão nacional e resultou na criação da lei que exige a capacitação em primeiros socorros em cada instituição escolar. O treinamento deve ser renovado anualmente e inclui instruções sobre como agir em situações que exigem uma resposta rápida e eficaz, como engasgos, quedas e desmaios.
Em casos de emergência, a população de Barueri pode acionar a Defesa Civil pelo número 199.
Texto: Beatriz Regiani
Imagens: Maurício Mouscofsque dos Santos