Rede municipal de ensino tem reforço na capacitação em primeiros socorros

Rede municipal de ensino tem reforço na capacitação em primeiros socorros

Programa para gestores escolares foi desenvolvido em conformidade com a Lei Lucas

Na manhã da última quinta-feira (20), ocorreu um importante encontro no auditório da Secretaria de Educação de Barueri promovido pela Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social, por meio da Defesa Civil, em parceria com o NoPSE (Departamento de Gestão de Risco de Desastres Seção de Educação). Gestores da rede municipal de ensino participaram do "Programa de Noções de Primeiros Socorros na Escola - Lei Lucas", reforçando o compromisso do município com a segurança e o bem-estar dos estudantes.

O evento foi direcionado a diretores das EMEFs, EMEIEFs, EMEIs, EMMEIs, maternais, organizações sociais, supervisores de ensino e equipes de suporte pedagógico. Durante a reunião, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e aprofundar conhecimentos sobre procedimentos de primeiros socorros, essenciais para agir com eficácia em situações de emergência no ambiente escolar.

A Secretaria de Educação de Barueri reiterou seu comprometimento com o cuidado aos estudantes, enfatizando a importância de cumprir rigorosamente a legislação vigente para oferecer o melhor atendimento possível. A iniciativa está alinhada à Lei nº 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas, que tornou obrigatória a capacitação em primeiros socorros para funcionários de instituições de ensino e similares.

A Lei Lucas foi instituída em homenagem a Lucas Begalli Zamora, uma criança de 10 anos que morreu engasgada após comer um cachorro-quente em Campinas, onde participava de uma excursão escolar. A perda irreparável ganhou repercussão nacional e resultou na criação da lei que exige a capacitação em primeiros socorros em cada instituição escolar. O treinamento deve ser renovado anualmente e inclui instruções sobre como agir em situações que exigem uma resposta rápida e eficaz, como engasgos, quedas e desmaios.

Em casos de emergência, a população de Barueri pode acionar a Defesa Civil pelo número 199.

Texto: Beatriz Regiani
Imagens: Maurício Mouscofsque dos Santos

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.